
Neuropsicologia
seriedade. qualidade no atendimento. respeito ao paciente.
CRP: 08/11206
Avaliação para candidatos a concursos
O processo consiste na aplicação de um protocolo que investiga os principais aspectos cognitivos, estratégias de aprendizagens e aspectos de ordem emocional que influenciam no processo de aprendizagem, tanto na aquisição e retenção da informação, como na capacidade de evocar informações e aplicá-la na hora das provas.
São realizadas entrevistas individuais e a aplicação de um conjunto de questionários, testes e instrumentos padronizados, que serão analisados de forma quantitativa e qualitativa para cada aluno.
O Processo
Em linhas gerais, no âmbito das funções cognitivas priorizamos avaliação dos seguintes aspectos:
Funções atencionais (atenção sustentada/concentrada, alternada e
seletiva; capacidade de inibir estímulos distratores - internos e
externos),
Funções mnemônicas (memória visual e verbal de curto e longo prazo,
retenção e evocação de informação),
Funções executivas (planejamento ativo e prospectivo; fexibilidade
mental; capacidade de inibição; memória operacional),
Lógica e Raciocínio (habilidades para realizar abstrações, deduções
e estabelecer raciocínios lógicos).
Avaliação intelectiva simplificada.

No contexto da aprendizagem:
Identificação das principais estratégias utilizadas pelo aluno na aquisição, codificação e na recuperação da
informação,
Verificação da adequação dessas estratégias ao seu estilo de aprendizagem;
Levantamento do uso adequado de métodos, técnicas e procedimentos de apoio à aprendizagem e de métodos
de gestão de tempo.
No contexto da psicossocial:
Levantamento do nível de influência de alguns aspectos emocionais no desempenho nos estudos e realização
das provas.
Índice de ansiedade.
Investigação qualitativa sobre objetivos profissionais.
Ao final do processo o candidato terá acesso a um relatório descritivo de seus resultados que serão discutidos em entrevista final.
Duração: de 6-8 horas, realizado em dois ou três dias.