
Neuropsicologia
seriedade. qualidade no atendimento. respeito ao paciente.
CRP: 08/11206
Avaliação Neuropsicológica
O que é?
A Avaliação Neuropsicológica é o estudo detalhado das funções cognitivas e de sua relação com o comportamento humano, tanto nas condições normais, como patológicas.
O processo de avaliação é frequentemente utilizado para identificar áreas preservadas e déficits no funcionamento cognitivo.
Como funciona?
Mediante a aplicação de um conjunto de procedimentos padronizados de avaliação (testes, baterias, escalas) são investigados diferentes aspectos cognitivos, como: atenção, memória, funções executivas, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, aprendizagem, processamento da informação, funções visuo-construtivas, motivação/sintomas de validade; etc.
Analisados de forma integrada com fatores intelectuais, funcionais, psicossociais e comportamentais, possibilitam o levantamento do perfil de desempenho neuropsicológico do paciente.
Para que serve?
A identificação das funções preservadas e comprometidas e do perfil de desempenho neuropsicológico do paciente podem auxiliar no diagnóstico, prognóstico e na escolha de medidas terapêuticas.
Área de atuação no contexto da avaliação:
Quando recebo os resultados?
Qual o valor da avaliação?
Como funciona?
Quantas consultas são necessárias para uma avaliação?
Suspeita de alterações da cognição em geral;
Distúrbios decorrentes à dano cerebral adquirido (como TCE, AVC);
Avaliação no contexto das epilepsias;
Investigação pré e pós neurocirurgia;
Doenças neurodegenerativas;
Avaliação no contexto do Parkinson e outros distúrbios do movimento;
Avaliação de queixas cognitivas, neuropsiquiátricas e funcionais;
Suspeita de déficits de memória (avaliação integral da memória e aprendizagem);
Avaliação para suspeita de Doença de Alzheimer e outras demências;
Investigação de alterações na capacidade de pensamento e julgamento.
No prazo máximo de 15 dias, será entregue o Relatório de Avaliação Neuropsicológica com a análise e interpretação dos dados coletados.
No momento da entrega do relatório, sugere-se que seja realizada uma entrevista devolutiva para que os resultados da avaliação sejam explicados pessoalmente, facilitando a compreensão das informações e para que sejam discutidas eventuais orientações e encaminhamentos.
O número de sessões necessárias para realização da avaliação dependerá das características de cada caso. A previsão do número de sessões será discutida na entrevista inicial. Em geral, o processo de avaliação organiza-se:
- 1 sessão com o paciente e acompanhante;
- 5 sessões de avaliação com o paciente;
- 1 sessão de entrega do laudo e discussão dos resultados.
CONSULTE-NOS PARA SABER OS VALORES.